Organizar Uma Coleção de Action Figures: Dicas Valiosas

Seja você um novato no hobby do colecionismo ou um veterano, algumas dicas são sempre bem-vindas, principalmente quando se trata de organizar uma coleção de action figures, então continue com a gente.

Você começou a colecionar por acaso? Ou começou a colecionar por gostar muito de um determinado filme, série, quadrinho? Não importa o motivo, o fato é que você é um apaixonado pela sua coleção e não quer deixa-la desorganizada por aí.

Mas espera… talvez você esteja por aqui porque está pensando em iniciar uma coleção de action figures! Humm, então neste caso preparamos mais um artigo que você não pode perder: 8 Dicas Para Iniciar Uma Coleção de Action Figures

Bem, vamos lá, são dicas simples, mas valiosas para organizar uma coleção de action figures que sugerimos muita atenção:

Estantes ou Prateleiras?

Se você está começando, você logo pode pensar: Ah, tanto faz se vou expor minhas action figures em uma estante ou em prateleiras… E você está certo, realmente as vezes não nos importamos com isso quando iniciamos nossa coleção, porém, um pouco de planejamento nesta etapa não faz mal a ninguém…

O fato é que, as prateleiras são fáceis de encontrar em lojas de móveis, são robustas, preenchem o ambiente e logo que você as vê já começa a imaginar suas peças sobre elas, se empolga e gasta um baita dinheirão!

Ótimo, não foi um mau negócio, sua coleção ficou linda nela e foi preenchendo cada espaço até que um dia os espaços acabaram e você vai ter que investir em mais uma estante cara…

Bom, por isso é importante refletir sobre o fato de que prateleiras são adaptáveis por poderem ser instaladas e trocadas facilmente de lugar, além de, é claro, serem mais baratas e você pode ir comprando aos poucos, conforme a necessidade da sua coleção.

Organizar coleção de action figures - Prateleiras e estantes
Estante à direita e prateleiras à esquerda

Poeira?

A Inimiga número 1 que deve ser evitada ao máximo é a famigerada poeira, que se infiltra em cada cantinho disponível e, se você não limpar sua peça, com o tempo ela vai se impregnar de uma forma que será muito difícil eliminá-la, portanto a dica é: Cases protegidos com vidros ou acrílicos, algo que crie uma barreira para a poeira, mas que ainda deixe sua action figure visível para ser apreciada.

Portanto, sempre dê preferência por estantes ou nichos com portas de vidro, porém mesmo que sua coleção de action figures fique em prateleiras abertas, existem protetores de acrílico com os quais você vai poder manter suas peças protegidas.

Organizar coleção action figures - acrílicos

Destacar na Multidão

Essa dica é muito importante, pois geralmente você investe muito tempo e dinheiro em algum item especial e quer obviamente destacá-lo em meio a toda a decoração do ambiente, estou certo?

Então você logo pensa: vou direcionar uma lâmpada para a minha miniatura e todos vão logo percebê-la! Sim, vamos fazer isso, mas é preciso ter um cuidado especial. Você sabia que as lâmpadas incandescentes emitem muito calor e podem danificar sua peça?

Pois é, a solução é o uso de lâmpadas de LED, que além de não emitirem tanto calor, ainda são bastante econômicas no consumo de energia.

Organizar coleção action figures - Destacar com leds

Existem no mercado diversas luminárias de LED (inclusive alimentadas por pilhas) e até fitas inteiras dessas lampadazinhas. Com um pouco de imaginação tenho certeza que vai conseguir deixar seu ambiente muito mais interessante.

Dica mais importante: Mantenha sua coleção organizada desde o início

De todas as dicas essa é a única que você não pode deixar passar porque este é seu hobby e você não vai querer deixar a sua coleção desorganizada… Não é mesmo?

Para mantê-la organizada é muito fácil. Vamos te apresentar o sistema do ColeçãoVirtual, com ele sua coleção vai estar na palma de sua mão para você exibir por aí quando quiser.

O ColeçãoVirtual é um serviço que permite organizar sua coleção, então faça agora seu cadastro (super rápido) aqui no site e acompanhe mais essas dicas:

  1. Cadastre todos os itens com pelo menos uma foto, isso lhe ajudará a encontrá-lo quando o nome da action figure não vier a sua cabeça;
  2. Cadastre o máximo de informações que você tiver do seu item, sugerimos por exemplo, escala, série, fabricante da miniatura, e assim por diante. O sistema permite cadastrar quantos campos personalizados desejar.

Com essas simples dicas aplicadas, sua coleção já vai poder crescer de forma organizada, e você poderá encontrar seus itens rapidamente com os filtros que o sistema ColeçãoVirtual disponibiliza pra você.

Queremos te mostrar um exemplo

Para você perceber como é simples organizar sua coleção de actions figures, preparamos dois pequenos exemplos. Veja nos vídeos abaixo:

Cadastrando um item em sua coleção

Encontrando um item da sua coleção

Viu? Aplicando estas simples etapas você vai conseguir manter sempre organizada sua coleção de carrinhos.

Comece agora mesmo, cadastre sua coleção!

Agora queremos te ouvir, você tem alguma outra dica de como organizar uma coleção de action figures? Deixe nos comentários logo aqui abaixo e ajude também outros colecionadores.

Sobre o autor: Guilherme Mattje

Guilherme Mattje é analista de sistemas por profissão e um apaixonado por miniaturas desde sempre. Idealizador e autor do blog sobre miniaturas mini Ás, também faz parte do time ColeçãoVirtual. Enquanto toma café e escreve seus artigos, gosta de contribuir para facilitar a vida dos colecionadores.