8 Dicas Para Iniciar Uma Coleção de Action Figures

Você é daqueles apaixonados por personagens de filmes, séries, desenhos ou quadrinhos? Queremos te dar dicas para iniciar uma coleção de action figures, venha com a gente!

Pense rápido: Qual o personagem, seja de filme, série, desenho, quadrinhos, enfim, qual o personagem você mais gosta? Tem até mais de um? Pois é, difícil a pessoa que responde “nenhum” a esta pergunta.

É justamente por isso que o mercado de Action Figures, ou bonecos mesmo, se assim você preferir chamar, está em alta.

E o mais legal é que é um espaço super democrático, pois com muitas fabricantes no mercado existe action figures para todos os bolsos.

Portanto, tire da cabeça que manter esse tipo de colecão é um hobby para quem tem muito dinheiro pra gastar e venha com a gente ver algumas dicas para iniciar uma coleção de action figures:

Como iniciar uma coleção de action figures

Apesar de não existir uma receita de bolo, algumas dicas são valiosas para sua coleção crescer como um hobby saudável…

Definindo um tema

Uma das primeiras coisas a se definir antes de começar sua coleção é a definição de um tema, pois com tantas opções de action figures por aí, será difícil definir as que você vai querer em sua coleção. É claro que não tem problema se você não concorda com isso, você pode comprar todas as que achar bonitas e couber em seu bolso, mas tendo um tema definido vai facilitar a sua busca por miniaturas específicas.

Um tema pode ser qualquer coisa, como por exemplo action figures de um filme específico, de uma série de anime, ou de uma determinada fabricante, de uma determinada linha, de uma determinada escala, e assim por diante.

Abaixo fotos retiradas do instagram @robtoys como exemplo de coleções temáticas, de filmes, desenhos, personagens específicos…

Coleções temáticas de action figures

Definindo uma escala

E falando em escala, esta também é uma boa dica. Você sabia que os action figures são fabricados em diversas escalas? Quando você ouve que determinada action figure é em escala 1 para 6 (1:6 ou 1/6), isso quer dizer que ela é 6 vezes menor que o personagem real. Algumas escalas comuns são 1:18, 1:12 e 1:10.

Um infográfico produzido por Marcus Freitas e publicado pelo site Toy Quest, ilustra muito bem e exemplifica as diferentes escalas que as action figures podem ter:

Action figures - Diferentes escalas

Obviamente que, em geral, quanto maior o modelo, maior o nível de detalhamento das peças.

Definindo um lugar para expor e guardar seus action figures

E já que falamos em escala, precisamos já pensar no espaço que teremos para expor nossos personagens, pois se o espaço for pequeno, por exemplo, precisaria de poucos bonecos em escala muito grande para preenchê-lo, já uma escala menor sua coleção poderá ter muito mais itens. Mas é claro, não se restrinja a isso…

Mas ok, você não quer pensar em quantos bonecos vão caber em sua estante, até porque existe a opção de acondicioná-las em caixas e outros lugares… Você está certo, pode ser que não seja o momento de pensar sobre isso, mas uma coisa você deve saber: Miniaturas que pegam pó estragam com o passar do tempo, portanto prefira prateleiras ou expositores fechados, que também ajudam a proteger de “mãos” indesejadas.

Existem à venda uma infinidades de nichos e estantes para colecionadores, se o seu espaço for muito pequeno, vale ainda uma consulta a um profissional que fabrica móveis sob medida.

Action figures - Diferentes modelos de estantes

Comprando seus action figures

Em geral as action figures são importadas e por esse motivo o preço da importação encarece o item, mas como adiantamos na introdução do artigo, existem diversas fabricantes que investem em produtos para todos os públicos, ou seja, você encontra action figures que custam poucos reais até as que facilmente passam dos R$1.500.

Você pode fazer a compra diretamente dos fabricantes e pagar os tributos de importação, porém não será difícil encontrar em grandes lojas varejistas muitas opções de marcas de action para iniciar sua coleção, como Sideshow Collectibles, Gentle Giant, DC Collectibles, NECA Toys, Bandai, Hot Toys, entre tantas outras. A dica aqui vai para quando você precisar de um item especial, aquele difícil de encontrar por aí…

Lojas on-line especializadas são as melhores opções, no Brasil, além da Iron Studios que desde 2010 produz peças incríveis, temos lojas muito completas e confiáveis como a Fantoy, Casa do Herói e Limited Edition, entre tantas outras.  

Existem também grupos de troca, compra e venda especialmente criados para os colecionadores em busca de completar sua coleção, no Facebook por exemplo. mas é preciso tomar um certo cuidado com esse tipo de transação, busque tratar sempre com vendedores indicados por moderadores dos grupos.

Economizando na compra

Aproveite as pré-vendas, aproveite e compre uma action figure e aumente a sua coleção por um preço mais em conta, aproveite principalmente as figuras raras que obviamente têm uma menor escala de produção.

Cada loja mantém uma política de pré-venda própria, que geralmente pedem 10% do valor de entrada e o restante você paga quando a peça for lançada.

Participando de eventos

A participação em eventos de encontro de colecionadores também é uma boa forma de encontrar aquele item que está faltando em sua coleção, e também claro, fazer um networking com outros apaixonados pelo hobby, que vão poder te dar muitas outras dicas valiosas.

Action figures - Eventos

Avaliando uma action figure

Agora quando o assunto for negociar um action figure com outro colecionador ou com um vendedor, é bom que você já tenha em mente alguns pontos que podem influenciar no preço da peça, como por exemplo:

  1. Estado de conservação e exclusividade: Estas são óbvias, pois um boneco com arranhões, desgaste na pintura, mesmo que sendo raras, perdem um pouco de seu valor. E da mesma forma quanto à exclusividade, quanto mais exclusivo o item, maior valor de mercado;
  2. Marca: Algumas marcas como, por exemplo, a Hot Toys que produz miniaturas super detalhadas mesmo que em escalas reduzidas, têm mais valor;
  3. Embalagem: Existem colecionadores que guardam seus action figures com as embalagens, os que não tem embalagem são chamados de Loose e consequentemente valem menos;
  4. Itens: Caso a sua compra seja de uma figura loose, então é bom pesquisar para saber se a que você pretende comprar esteja completa, com todas as armas, mãos, cabeças, enfim, caso o contrário o seu valor também é reduzido.

Dica mais importante: Mantenha sua coleção organizada desde o início

De todas as dicas essa é a única que você não pode deixar passar porque este é seu hobby e você não vai querer deixar a sua coleção desorganizada… Não é mesmo?

Para mantê-la organizada é muito fácil. Vamos te apresentar o sistema do ColeçãoVirtual, com ele sua coleção vai estar na palma de sua mão para você exibir por aí quando quiser.

O ColeçãoVirtual é um serviço que permite organizar sua coleção, então faça agora seu cadastro (super rápido) aqui no site e acompanhe mais essas dicas:

  1. Cadastre todos os itens com pelo menos uma foto, isso lhe ajudará a encontrá-lo quando o nome da action figure não vier a sua cabeça;
  2. Cadastre o máximo de informações que você tiver do seu item, sugerimos por exemplo, escala, série, fabricante da miniatura, e assim por diante. O sistema permite cadastrar quantos campos personalizados desejar.

Com essas simples dicas aplicadas, sua coleção já vai poder crescer de forma organizada, e você poderá encontrar seus itens rapidamente com os filtros que o sistema ColeçãoVirtual disponibiliza pra você.

Queremos te mostrar um exemplo

Para você perceber como é simples organizar sua coleção de action figures, preparamos dois pequenos exemplos. Veja nos vídeos abaixo:

Cadastrando um item em sua coleção

Encontrando um item da sua coleção

Gostou das dicas? Se você tem outras para compartilhar com quem está começando no Hobby do colecionismo e quer iniciar uma coleção de action figures, deixe nos comentários logo aqui abaixo…

Sobre o autor: Guilherme Mattje

Guilherme Mattje é analista de sistemas por profissão e um apaixonado por miniaturas desde sempre. Idealizador e autor do blog sobre miniaturas mini Ás, também faz parte do time ColeçãoVirtual. Enquanto toma café e escreve seus artigos, gosta de contribuir para facilitar a vida dos colecionadores.